Tipos de páginas para objetivos e nichos diversos

Tempo de Leitura: 4 minutos

Não importa o tamanho do seu negócio, há um site perfeito para você!

Desde de pequenos comerciantes de bairro até grande corporações podem (e devem) estar disponível na internet, seus concorrentes com certeza já estão. Acontece que muitas pessoas ainda tem dúvida sobre como funcionam websites, lojas virtuais, etc.

Veja abaixo algumas informações interessantes.

Sites e blogs institucionais

O mundo corporativo tem preferência pelo site institucional. Esse tipo de site é uma apresentação da empresa em si, representada, geralmente, pelas páginas “Quem Somos”, “História”, “Sobre”, etc. As outras páginas do site se encarregam da apresentação de seus produtos e serviços e um formulário de contato.

Pode-se afirmar que um site institucional desempenha o papel de um cartão de visitas online. Um local em que o cliente consegue colher as informações básicas sobre a empresa e os produtos que lhe interessam.

O marketing de conteúdo ganhou espaço colaborando para um melhor ranqueamento de buscadores importantes como o Google. Sendo assim, as empresas passaram a incorporar blogs institucionais aos seus sites, utilizando recursos para serem notadas.

blog institucionalNo blog institucional, por exemplo, a empresa pode oferecer informações relevantes ao cliente, sem vender o seu produto diretamente. Pode, também, utilizá-lo para postar notícias do segmento e cases de sucesso, além de postagens que considerar pertinentes.

Porém, no blog, deve haver espaço para tutoriais que ensinam o cliente a tirar o máximo proveito de seu produto. Ademais, a integração às redes sociais permite que o blog institucional engaje o seu público-alvo e gere leads de qualidade.

Uma ótima maneira de fazer com que um blog institucional se destaque é utilizando as técnicas de SEO. Essa técnica consiste em palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo para aumentar o alcance e a visibilidade de suas postagens. Posicionadas em locais estratégicos do seu conteúdo, as palavras-chaves fazem toda a diferença na visibilidade, aumentando suas oportunidades.

E-commerce ou lojas virtuais

O e-commerce é uma excelente opção para lojistas que desejam iniciar ou expandir o seu negócio. É, também, o melhor tipo de site para quem deseja comercializar produtos online.

Com a grande popularidade de smartphones, as pessoas passaram a consumir 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que é preciso estar sempre disponível aproveitando todas as oportunidades de negócios.

No entanto, para fidelizar os seus clientes, seu e-commerce deve oferecer uma ótima experiência online. Por isso, contratar um profissional especializado para a tarefa representa a melhor relação custo x benefício. Quanto mais clean e navegável for a sua loja virtual, maior será a fidelização de seus clientes.

Mini site ou Site one page

Uma forma de divulgar informações concisas e precisas sobre sua empresa ou produto. Toda informação necessária sobre o produto ou serviço está contida em apenas uma página.

Esse tipo de site é o ideal para ser acessado em dispositivos móveis, pois carrega rapidamente e vai direto ao assunto. Se o seu público-alvo não tem tempo para ficar navegando em um site, este é o caminho a seguir.

Uma empresa especialista em SEO pode tornar o seu mini site em uma poderosa ferramenta de marketing digital. O SEO aumenta a sua visibilidade e abre portas para novas oportunidades de negócios e aumento de vendas.

Site Portflio

Este tipo de site apresenta uma vasta quantidade de páginas mostrando todo o portfólio da empresa. É uma espécie de catálogo online em que a empresa demonstra as especificações de seus produtos e serviços.

Nas páginas do portfólio é possível colocar um formulário de orçamento, caso o cliente tenha interesse em fazer uma compra. O site portfólio é indicado para produtos e serviços que precisam de customização complexa. Desta forma, o vendedor consegue enviar um orçamento customizado para o cliente.

O formato portfólio é indicado para empresas com uma vasta quantidade de produtos e que não gostariam de se tornar um e-commerce. Alguns segmentos de mercado como o de fotografia, agências e empresas fornecedoras de produtos e serviços para outras empresas (B2B) usam muito este sistema.

Hotsites

O hotsite é utilizado basicamente em lançamento de novos produtos e serviços. É um pequeno projeto que apresenta informações de um produto e serviço para um lançamento promocional. Geralmente, o layout do site é um pouco diferente do site institucional da empresa e tem uma vida útil curta, apenas no período promocional do produto.

Ultimamente, nomenclaturas como Landing page e Squeeze page vem sendo confudidas. Pode ser considerado uma Landing page, pois é a página por onde o visitante chega no site. Mas também pode ser uma Squeeze page, que serve para capturar e-mails para o envio E-mail Marketing. É importante destacar, no entanto, que Landig page e Squeeze page não são hotsites.

Site Portal

Sites com formato portal são destinados à empresa que possuem grande volume de informações e dados. Sites de grandes veículos de comunicação (jornais) podem ser considerados portais. Sites que possuem outros sites menores dentro, com subdomínio ou diretório, também são considerados portais. São exemplo de portais grandes produtores de conteúdo como UOL, Globo, Terra, IG.

Sites de Nicho

São websites planejados especificamente levando em conta ferramentas voltadas ao público-alvo específico como site Imobiliárias, site pousadas, site viagens, site petshop, site restaurante, site eventos.

Utilizar as maneiras de transformar a tecnologia em sua aliada na hora de vender é uma atitude inteligente. Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis para melhorar seu site e aumente suas vendas.

Quer saber mais sobre esses e outros tipos de site? Entre em contato conosco.

Compartilhar: