WT: Social aposta na veracidade para conquistar usuários

WT: Social aposta na veracidade para conquistar usuários
Tempo de Leitura: 1 minuto

WT: Social pretende convencer os usuários do Facebook de que vale a pena mudar

A WT: Social foi desenvolvida pela criador da Wikipedia, Jimmy Wales.

De acordo com Wales a ideia é que a WT funciona sem anúncios e fake news.

O site da rede social explica que nunca venderá dados dos usuários e que se baseia na “generosidade de doadores individuais”, e não em anúncios para se financiar.

A WT: Social é fortemente baseada em notícias e que os próprios membros poderão editar manchetes de notícias enganosas, assim como sinzlizar conteúdos pouco confiáveis.

Assim como no Facebook os usuários verão os artigos que seus contatos compartilham em um formato de feed, no qual os mais recentes aparecem primeiro, e não na ordem em que o algoritmo decide com base em seus interesses.

“Vamos promover um ambiente em que aqueles que agem mal serão removidos porque isso é o correto, não porque isso repentinamente afeta nossos resultados”, explicou Wales.

Até o momento a WT: Social conta com uma lista de de espera para novos usuários devido à capacidade limitada de seu servidor, mas espera no futuro ampliar sua estrutura e também idiomas.

O criador da Wikipedia acredita que o modelo baseado em publicidade adotado por gigantes como Facebook “premia o conteúdo de baixa qualidade”, explicou em entrevista  ao Financial Times.

Wales já tentou auxiliar o jornalismo antes: em 2017 ele lançou a  Wikitribune, rede destinada a combater notícias falsas. O projeto não teve continuidade e foi encerrado em 2018.

Você pode conhecer a WT: Social aqui!

Você sabe se o Facebook coletou seus dados?

 

Compartilhar: