Conheça o BERT: novo algoritmo do Google para buscas

Bert o novo algoritmo de buscas do Google
Tempo de Leitura: 2 minutos

Novo algoritmo do google vem aí: conheça o BERT!

Sempre que falamos de SEO aqui na Beta Design, aconselhamos nossos clientes a nunca esquecer para quem produzem conteúdo: pessoas!

Embora seja importante pensar nas melhores formas de atrair os robôs dos buscadores, não podemos esquecer que no fim são seres humanos que vão apreciar (ou não) nosso trabalho.

De tempos em tempos a gigante das buscas faz alterações na forma como seus algoritmos listam os resultados, e isso sempre preocupa quem trabalha com a internet.

Imagine que seu site seja totalmente otimizado, com o SEO em dia e, de uma hora para outra, o Google muda as regras com o jogo em andamento?

Pois é, isso sempre é motivo de preocupação para desenvolvedores e proprietários de negócios virtuais.

BERT promete resultados mais precisos, sem radicalismos

BERT é a sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers.

O novo algoritmo do Google utiliza a inteligência artificial para melhorar o processamento de linguagem natural:

Traduzindo: o BERT ajudará os robôs do Google a entenderem a linguagem de um modo mais parecido com os humanos.

Veja o anúncio oficial do Google sobre o projeto.

Na prática

Veja dois exemplos mostrados pelo Google:

No 1º, a tradução seria algo como: “2019 brasil turista para EUA precisa de visto”. O resultado antes do BERT seria um resultado tirando a dúvida se um cidadão norte-americano pode viajar ao Brasil sem visto.

No 2º, algo como “você pode pegar remédios para alguém farmácia”. O resultado antes do BERT mostra como conseguir uma receita médica.

O problema em ambos os exemplos é bem claro, certo?

Atualmente o algoritmo pegaria algumas palavras-chave das frases e exibiria resultados que tenham alguma relação a elas.

Como o contexto em que essas palavras foram propostas não é levado em conta, muitas vezes os resultados da busca ficam aquém do esperado, algumas vezes até tem o sentido contrário!

O BERT propõe fazer com que os robôs, cada vez mais, consigam entender o contexto das frases, não apenas suas palavras-chave.

Meu site precisa ser otimizado para o BERT?

A melhor notícia fica por último. De acordo com as palavras de Danny Sullivan, porta-voz do Google sobre o assunto:

“Não há nada para ser otimizado como BERT ou alguma coisa que precise ser repensada. Nossa busca por recompensar ótimos conteúdos continua inalterada”.

Ou seja, pelo menos a princípio, não é necessária nenhum alteração radical no SEO de seu site. A única coisa necessária para que você seja beneficiado é um conteúdo original, relevante e de qualidade!

O BERT foi lançado no fim de outubro deste ano para buscas em inglês e logo começará a ser disponibilizado para o restante dos usuários do planeta.

Compartilhar: