Durante o Google Retail Summit (30/08), foi apresentada pesquisa que mostra que as PMEs podem se sobressair aos olhos dos consumidores e lucrar durante a Black Friday.
Nem sempre é o preço que determina
De acordo com a pesquisa, em 2018 a percepção de “preços iguais” e preço alto definiu os escolhidos. 68% dos entrevistados afirmaram ter deixado de comprar algum produto porque os preços estavam muito altos. Mas o preço não é tudo, fatores de escolha dos cunsumidores estão ligados à confiança e ao nível de serviço prestado pelo lojista: “melhor preço” (30,2%), “loja conhecida” (15,9%) e “frete grátis” (15,6%).
Urgência na entrega também importa
na Black Friday
Em relação à entrega de produto, “frete grátis” é fator determinante para o consumidor (44,7%) seguido por “Frete rápido” (18,7%), “retirar na loja física no mesmo dia” (15,2%) e “receber em casa via aplicativos de entrega” (5,9%).
O que levam os consumidores às compras online na Black Friday?
A pesquisa do Google investigou a questão e aponta algumas respostas:
- Preço: a importância tem diminuído, mas ainda é essencial.
- Reconhecimento da marca: sua loja deve ser bem avaliada por seus clientes.
- Experiência de compra: desde a navegação, checkout, até a entrega, tudo isso influência os consumidores.
- Outros benefícios: Cashback, cupons, condições de pagamento, retirada em loja. Todo extra faz diferença.
Veja infográficos da pesquisa sobre Black Friday feita pelo Google: