Você tem endereços de email profissionais de sua empresa ou até mesmo caixas pessoais? Então provavelmente já recebeu uma série de mensagens suspeitas a respeito de renovações de serviços, intimações de órgãos governamentais, etc.
Para evitar golpes enviados via spam é crucial entender sinais de alerta para conseguir proteger suas informações pessoais e financeiras. Aqui estão algumas dicas valiosas para se manter seguro:
- Não confie em emails de remetentes desconhecidos: Desconfie de emails de pessoas ou empresas que você não conhece. Se algo parecer suspeito, é melhor não abrir.
- Verifique o endereço de email do remetente: Muitas vezes, os golpistas usam endereços de email que imitam os legítimos. Verifique se o endereço de email corresponde ao da empresa ou pessoa real.
- Não clique em links suspeitos: Links em emails de spam podem levar a sites maliciosos. Passe o mouse sobre o link para ver o URL completo antes de clicar. Se parecer estranho, não clique.
- Não baixe anexos de fontes desconhecidas: Anexos de emails desconhecidos podem conter malware. Nunca baixe ou abra arquivos anexos de remetentes suspeitos.
- Use software de segurança atualizado: Mantenha seu software antivírus e antimalware atualizados para proteger seu computador contra ameaças.
- Habilite a autenticação de dois fatores (2FA): Essa medida adiciona uma camada extra de segurança, exigindo uma segunda forma de verificação além da senha.
- Denuncie emails de spam: A maioria dos serviços de email permite que você denuncie emails de spam. Isso ajuda a melhorar os filtros de spam e evita que outros sejam enganados.
Adotando essas práticas, você reduz significativamente o risco de cair em golpes enviados via spam para emails.